Para agendar recebimentos o usuário deve seguir os seguintes passos: Clientes/Sócio > Agendar Recebimento > Preencher a data de vencimento e a de competência > Data prevista para este recebimento cair na conta > Nome do Cliente > Valor > Categoria correspondente > Descrição, Referência, Centro de custo como opcional.

No agendamento é possível provisionar lançamentos. Segue abaixo a explicação de algumas funcionalidades dentro desta aba:

A funcionalidade “tornar recorrente” está relacionada a repetição de um determinado agendamento na Gestão Financeira em um período previamente determinado. O campo “término” é o local que o usuário especifica quando a recorrência deste agendamento acabará. O usuário poderá escolher entre repetir este agendamento em: um prazo indeterminado, após um número específico de agendamentos ou após uma data. Nosso sistema já configura, automaticamente, que o usuário irá visualizar três meses futuros o lançamento no sistema, caso tenha escolhido a opção de “prazo indeterminado”.

É possível adicionar parcelas no agendamento. Se o usuário desejar parcelar em cinco vezes, por exemplo, este deve selecionar quatro parcelas, porque uma delas já está sendo criada no agendamento. Dessa forma, cinco lançamentos serão criados para este cliente/sócio ao finalizar o processo. O Nibo, automaticamente, já atualiza as datas de vencimento, mas é possível que o usuário edite estas, bem como seus valores.

A diferença entre ‘tornar recorrente’ e ‘adicionar parcelas’, está justamente no momento da criação. Quando o usuário escolhe parcelar, este cria todos os lançamentos. Já em uma transação recorrente, estas serão criadas gradativamente, conforme a anterior vence.

A opção de ‘automatizar a cobrança’ também está disponibilizado no nosso sistema. Ao acioná-la, o usuário estará programando e permitindo que o Nibo dispare o boleto de cobrança automaticamente para o e-mail do cliente/sócio de forma personalizada. O usuário pode escolher em quantos dias antes do vencimento o boleto será enviado para o cliente/sócio ou enviar imediatamente, ou seja, no momento que o agendamento é gerado.

Além disso, é possível automatizar a geração de notas fiscais de serviço nos seguintes casos: quando o pagamento for confirmado, quando o boleto for gerado ou após o fim do agendamento.

Exemplo: Ao escolher que o boleto será enviado seis dias antes do vencimento e que a nota será emitida quando a cobrança for gerada, seis dias antes do vencimento o boleto será enviado para o cliente do usuário e, no mesmo momento, será emitida e enviada a nota fiscal.

Importante: Se o usuário escolher a opção “tempo indeterminado”, estará provisionando três meses. Assim, se este, ao mesmo tempo, ativar a opção de “enviar imediatamente” tanto na cobrança automática quanto na emissão de notas fiscais, serão enviados três boletos e três notas ao finalizar o agendamento.