Clique no botão Configuração localizado no canto inferior esquerdo da tela.

Clique na aba Obrigações.

Clique no botão + Nova Obrigação, localizado no lado superior direito da tela:

Será aberta uma nova janela. Vamos tratar de cada campo nas próximas páginas.

Obrigação: Preencha o nome da obrigação a ser criada.

Documento Tipo:

  • Pagamento: é enviado ao cliente, armazenado e fica disponível na aba Protocolos.
  • Declaração: é armazenado e fica disponível na aba Arquivo online.
  • Cadastral: o envio é definido ao protocolar, podendo ser Cliente ou Arquivo online. Ou seja, não é predefinido e pode se comportar como pagamento ou declaração
Documento tipo Ação ao cliente Exemplos
Pagamento Envia PIS / COFINS / FGTS
Cadastral Opcional BALANCETE / ALVARÁ
Declaração Não envia DCTF / CAGED

Departamento: Selecione a qual departamento a obrigação pertence.
Situação: Ativa.
Apelido: Pode ter até 6 caracteres alfanuméricos. É utilizado ao protocolar via Nibo Assistente.

Entrega somente Manual: Habilitar somente se a obrigação em criação não será enviada via e-mail para o cliente.
Controle de Vencimento: Habilitar somente se a obrigação em criação tem regra de vencimento. Obs: Quando o controle de vencimento for habilitado, novos campos estarão disponíveis para preenchimento.

CONTROLE DE VENCIMENTO As obrigações com Controle de Vencimento desabilitadas possibilitam o protocolo mas não geram notificações de prazo de entrega e vencimento.

Aviso: Informe com quantos dias úteis de antecedência ao vencimento da obrigação a contabilidade quer ser notificada. A partir daqui será configurado o prazo de entrega no seu calendário.
Recálculo: Usado apenas para GPS/DARF. Será tratado em outro manual.

Informação Padrão ao Usuário: O usuário da contabilidade será notificado com essa mensagem ao protocolar essa obrigação.
Informação Padrão ao cliente: Essa mensagem será incluída no e-mail de Novo Documento para instruir o cliente.

Vigência: Só é possível protocolar documentos com competência superior ou igual a data de vigência. Sugere-se o padrão 01/01/2014 (5 anos antes do ano atual).
Frequência: Pode ser decendial, quinzenal, mensal, bimestral, trimestral, quadrimestral, semestral ou anual.
Meses: Preencha com quantos meses subsequentes a competência aquela obrigação vence. 0 = a obrigação vence no mesmo mês de competência; 1 = vence no mês seguinte à competência da obrigação, e assim sucessivamente; Confira os exemplos no próximo slide.

Exemplos de obrigações já criadas para o seu escritório.

Obrigação Frequência Meses Competência Vencimento
Adiantamento salarial Mensal 0 01/2019 10/01/2019
FGTS 1 01/2019 07/02/2019
DCTF 2 01/2019 15/03/2019
IRPJ Lucro Real Trimestral 3 01/2019 31/04/2019
13º Salário
1ª Parcela
Anual 10 2019 20/12/2019
13º Salário
2ª Parcela
11 2019 20/12/2019

Dia do Vencimento: Dia do vencimento da obrigação.
Data não útil: Existem 4 regras para quando o dia do vencimento da obrigação cair em uma data não útil. Veja os exemplos na tabela abaixo:

  Atual Lembrete no calendário
Dias corridos Dia vencimento Dia da semana Dia Semana
Não altera* 12 Sábado 12 Sábado
Antecipa* 13 Domingo 11 Sexta
Atrasa* 12 Sábado 14 Segunda
Dias úteis** 10(décimo dia útil) Terça 15 Terça

Observação:
* Considera final de semana e feriados nacionais
** Não considera final de semana e feriados nacionais.

SIMULAR VENCIMENTO
Sempre utilize esse campo na criação de uma nova obrigação para verificar a regra de vencimento inserida.

Restrição de Acesso: selecione somente se algum usuário de seu cliente não deve receber essa obrigação. Exemplo: Folha de Pagamento.

Parabéns! Obrigação criada! Agora é só vincular empresas a ela.